Tudo passa, mas o milho fica
O milho é cultivado nas américas há mais de 7 mil anos, sendo a principal dieta de vários nativos. Muita coisa mudou de lá para cá, mas o milho continua sendo um dos cultivos mais importantes do mundo. Agora, que já viu um pouquinho de história, venha conosco conferir o passo a passo para aumentar sua produtividade e lucro com a plantação de milho.
No ano de 2019 o Brasil se tornou o maior exportador de milho do mundo, embarcando 44,9 milhões de toneladas do grão para o mercado exterior.
No entanto, um mercado aquecido não é o suficiente para garantir uma boa lucratividade para o produtor. É preciso sempre estar em busca de maneiras de garantir uma boa safra.
Sistema de plantio
Um dos pontos mais importante de qualquer empreendimento é o planejamento, isso inclui as lavouras de milho.
Um bom planejamento, de preferência com consultoria especializada, pode ser a diferença entre uma safra ou safrinha de baixa rentabilidade e uma bastante lucrativa.
Nesse ponto, é fundamental considerar o tipo de manejo e o sistema de plantio, lembrando sempre que o milho precisa de um solo com bastante nutriente.
Você pode escolher entre o sistema de plantio direto ou o convencional.
No primeiro a matéria orgânica da safra anterior é aproveitada para enriquecer o solo. No caso do convencional você precisará considerar as necessidades da cultura e fazer o enriquecimento do solo.
Independentemente do sistema que escolher a oferta de água na lavoura continuará sendo outro ponto de fundamental importância.
Continue acompanhando o passo a passo para aumentar sua produtividade e lucro com a plantação de milho.
O milho precisa de água
Uma das maiores dificuldades de qualquer agricultor é ficar à mercê do clima.
Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Agricultura, o estresse hídrico pode ter forte impacto na produção do milho. Dois dias sem a quantidade necessária de água durante o florescimento pode reduzir em 20% a produção. Se essa situação se estender, entre quatro e oito dias, a perda pode chegar a 50% da safra.